Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/f137056/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 652
Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/f137056/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 654
Dia 31 DE MAIO DE 2022 - Dia Mundial sem Tabaco

Esse dia foi criado em 1987 pela OMS para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é o responsável pela divulgação e celebração da data.
Neste ano de 2022, o tema da campanha do Dia Mundial Sem Tabaco é “ENVENENANDO O NOSSO PLANETA”.
O impacto prejudicial da indústria do tabaco sobre o meio ambiente é vasto e crescente, adicionando uma pressão desnecessária aos recursos já escassos e frágeis ecossistemas de nosso planeta.
São 600 milhões de árvores cortadas para produzir cigarros, 84 milhões de toneladas de emissões de CO2 liberadas no ar elevando a temperatura global e 22 bilhões de litros de água usados para produzir cigarros. Além disso estima-se que cerca de 12 bilhões de bitucas de cigarros são descartadas diariamente e constitui um dos maiores poluente dos oceanos. Vale destacar que as bitucas de cigarros não são biodegradáveis.
Mais de 8 milhões de pessoas morrem a cada ano por doenças tabaco-relacionadas. No Brasil, por exemplo, estima-se que 438 pessoas morrem por dia em decorrência do consumo do tabaco.
O tabaco destrói nosso meio ambiente, prejudicando ainda mais a saúde humana, através do cultivo, produção, distribuição, consumo e resíduos pós-consumo.
A data também é uma boa oportunidade para alertar pais, professores, jovens, adultos e também as crianças, que os cigarros eletrônicos. Popularmente, também conhecidos como Electronic Nicotine Delivery Systems (Ends), e-cigarretes, e-ciggy, ecigar ou vapes, são prejudiciais à saúde e NÃO ajudam a parar de fumar. Muitos acham que são inofensivos, porém fica o alerta que causam dependência e podem facilitar o uso de cigarro convencional no futuro. Os líquidos aromatizantes usados nos Vapes possuem mais de 80 substâncias irritativas, citotóxicas e carcinogênicas, além o potencial de causar inflamação brônquica, enfisema e doença pulmonar aguda. Os cigarros eletrônicos ainda podem causar sérias queimaduras secundárias à explosão dos vapes. Desde 2009, a ANVISA proíbe a comercialização, importação, propaganda, acessórios e refis destinados aos cigarros eletrônicos. No momento há uma forte pressão da indústria do tabaco para divulgar e aprovar o uso dos cigarros eletrônicos como foco no público jovem. Neste 31 de maio vamos refletir. Será que estes produtos são necessários? Estamos atentos às manobras de liberação da comercialização em nosso meio? Estamos alertando nossos jovens?
Todas as formas de uso de tabaco são letais !!!!
Veja mais no instagram @acapti.sc